Leilão da BR 060/364/GO/MT: infraestrutura logística estratégica para o agronegócio

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Com deságio de 19,70% sobre a tarifa máxima, o Consórcio Rota Agro Brasil, liderado pela Azevedo e Travassos, venceu a disputa pela “Rota Agro”, trecho de 490 km que prevê R$ 4,4 bilhões em investimentos e 30 anos de concessão. 

O Ministério dos Transportes realizou, nesta quarta-feira (14/08/2024), o leilão de concessão da BR 060/364/GO/MT, conhecida como “Rota Agro”. O trecho estratégico de 490,06 km conecta áreas de produção agrícola aos principais corredores de exportação do Centro-Oeste e marca mais um passo na expansão da infraestrutura logística do país. Com investimentos estimados em R$ 4,4 bilhões e operação prevista para 30 anos, o projeto busca integrar competitividade, segurança viária e ganhos de eficiência no escoamento da produção agrícola.

Fonte: Elaboração Logit

Critérios e Condições da Concessão

O contrato terá duração de 30 anos e prevê a recuperação, operação, manutenção, monitoramento e ampliação da capacidade da rodovia. O julgamento foi baseado no critério de menor tarifa básica de pedágio combinada com curva de aporte, modelo que premia não apenas o desconto oferecido na tarifa, mas também a capacidade financeira de sustentar o projeto ao longo do tempo.

O edital estabelece tarifas básicas máximas de R$ 16,27 por 100 km de pista simples e R$ 21,15 por 100 km de pista dupla, resultando em uma taxa interna de retorno (TIR) estimada em 9,9% a.a. O investimento total previsto (Capex) é de R$ 4,4 bilhões, enquanto o custo operacional total (Opex) deve alcançar R$ 2,8 bilhões, com média anual de R$ 93,34 milhões.

Participantes e Resultado

As empresas proponentes do leilão foram: EPR; grupo formado por Way Brasil e Kinea; Azevedo e Travassos; XP; e construtora VF Gomes.
O leilão ocorreu em 14/08/2025, na sede da B3, tendo como vencedor, após disputa em viva voz com a Way Concessões S.A., o Consórcio Rota Agro Brasil, liderado pela Azevedo e Travassos, com um deságio de 19,70% sobre a tarifa máxima de pedágio.

Financiamento e Custo de Capital

A UNA projetou o custo de uma emissão de debêntures para financiar parte dos investimentos, tomando como base emissões similares no setor rodoviário nos últimos seis anos, ilustrado nos gráficos abaixo:

Fonte: UNA

Fonte: UNA

Considerando uma operação com vencimento próximo a 20 anos, rating AAA e spread estimado em 80 bps sobre o Tesouro IPCA+2045 (IPCA+7,15%), o custo total da dívida ficaria em IPCA + 8,01% ao ano.

Análise UNA

Utilizando dados de mercado provenientes de fontes confiáveis, como os obtidos de emissões de debêntures para o setor rodoviário, a UNA constrói modelos financeiros personalizados que não apenas projetam o custo de capital, mas também otimizam a estrutura de dívida de cada projeto. Essa abordagem permite navegar com segurança pelas complexidades do financiamento, garantindo que o empreendimento tenha a solidez financeira necessária para ser implementado e sustentável ao longo dos 30 anos de concessão.


Fontes:

Valor Econômico. Leilão da concessão rodoviária Rota Agro atrai cinco grupos. Publicado em 12 ago. 2025.

Agência iNFRA. Com 5 proponentes, leilão da Rota Agro tem desconto de 19,70% no valor do pedágio.Publicado em 14 ago. 2025.

Folha de S.Paulo. Consórcio da Azevedo e Travassos vence leilão da Rota Agro. Publicado em 14 ago. 2025.

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